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Reuniões mais eficazes

Como tornar as reuniões mais eficazes

A reunião é uma das ações com maior rendimento, ou seja, o tempo investido em seu planejamento e organização rende minutos preciosos, que ainda são multiplicados pelo número de participantes. No entanto, a falta de planejamento faz com que muitos a vejam como inúteis ou improdutivas.

O que acha de melhorar a  eficiência das suas reuniões?  Algumas dicas…

Como coordenador

Convide apenas as pessoas necessárias: quanto mais pessoas estiverem presentes, menos eficiente será a reunião, por isso pense bem quem irá convidar. Porém, se tiver que deixar algum funcionário de fora, explique para ele as razões e o mantenha informado sobre o que foi conversado. Dessa forma ele não se sentirá excluído.

Envie antecipadamente uma pauta para a reunião. Mesmo em reuniões externas, com clientes e fornecedores, faça uma pauta com os temas a serem tratados. Isso trará muito mais clareza e objetividade para o encontro.

A pauta é uma das principais ferramentas de uma reunião eficaz.

Pontual:  para garantir a objetividade é essencial ter pulso firme para controlar os prazos. No início a equipe pode reclamar, mas com o tempo ela perceberá os benefícios da pontualidade.

Tempo máximo por reunião = 1h30:  Após 90 minutos os integrantes começam a pensar no trabalho a ser feito, nos problemas domésticos, no cliente que ficaram de retornar, enfim, em tudo, menos na reunião. Por isso é mais eficaz interromper a reunião e deixar os pontos restantes (se a pauta for bem feita, eles serão de menos importância) para outro momento. Se for necessário continuar por mais tempo, faça um intervalo de 5-15 minutos para que cada um possa resolver suas questões. Experimente e você verá que o tempo investido nessa pausa renderá mais objetividade e, ao final, a reunião durará menos.

Retome os assuntos tratados ao final da reunião e lembre aos participantes de cada tema que foi informado, discutido e decidido. Isso ajuda a reduzir a sensação, muitas vezes errada, de inutilidade da reunião que as pessoas sentem.

Toda reunião deve terminar com o plano de ação.

Aproveite para agradecer a presença de cada um e reconhecer o esforço.

Depois da reunião, envie uma memória, que é um documento informal (não é uma ata!), apenas para lembrar o que foi conversado sobre os principais pontos. Isso ajudará a ganhar muito tempo nas reuniões futuras, além de reduzir a sensação de ineficácia do encontro.

Como participante:

Quem participa pode ajudar muito na eficácia de uma reunião. Primeiro, leia com atenção a pauta enviada e colete informações sobre os pontos a serem debatidos e decididos. Se não há uma pauta, busque informalmente saber dos principais assuntos a serem tratados e se prepare para eles.

Mantenha o foco e fale apenas para contribuir ao assunto tratado no momento. Aguarde chegar o ponto que lhe é de maior interesse.

Ajude o coordenador a manter o foco, pois garantir a objetividade e pontualidade não é tarefa fácil, nem deve ser feita apenas por uma pessoa.

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Nívea Alexandrino

Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

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