“Minha empresa vai bem. As coisas estão no caminho certo do ponto de vista financeiro. Porém, me sinto EXAUSTO. Trabalho de 12 a 16 horas por dia e, embora a empresa tenha 6 funcionários, parece que as coisas não andam sem mim. Já faz alguns anos que não sei o que é folga, muito menos o que são férias. Clientes me ligam até no final de semana. Minha família não aguenta mais. Será que o meu caso tem solução?”
Olha o que eu ouvi essa semana de um pequeno empresário durante um almoço.
E isso acontece porque Ele acredita que só ele sabe fazer, pois fazia tudo desde o início da empresa. Não consegue delegar pois não tem processos definidos e pessoas capacitadas. Existe também inconscientemente um apego.
Mas não se preocupe pois essa situação é mais comum do que você imagina e não precisa se sentir culpado pois desconhece como estruturar processos e delegar atividades; pois precisa atuar nas prioridades do dia-a-dia da empresa.
Porém essa situação, por mais que a empresa esteja indo bem, dificilmente vai leva-la para outro patamar, pois o empresário não consegue atuar na estratégia; e a situação junto a família e o comprometimento da saúde vai piorar cada vez mais.
O primeiro passo que oriento meus clientes é:
Focar em 2 coisas: PROCESSOS E PESSOAS
É entender que delegar é de extrema importância, saber o que pode delegar é libertador, pois não precisa perguntar tudo à você. Fica aqui 3 orientações pra começar:
– definir e mapear os processos e as atividades da empresa
– delegar as atividades
– monitorar e controlar os processos
Acredito que posso ajudar você, líder, a delegar de maneira eficaz, ficando em paz e em equilíbrio com sua vida pessoal.