" Vamos Impactar 300 donos de pequenas e médias empresas até 2025, para que tenham uma melhor gestão de sua empresa, mais tempo, dinheiro e qualidade de vida."

Visão da Excelência Assessoria em Gestão Empresarial

Como fazer um planejamento Estratégico

Esse artigo vai ajudar você, dono de pequena e média empresa a entender como fazer um Planejamento Estratégico (PE), uma prática que muitos donos negligenciam; começam o ano sem nenhum planejamento, sem metas, sem norte para onde ir.

E o que é um Planejamento Estratégico?

Na verdade é um momento em que você para, pensa sua empresa;  o que que sua empresa vai fazer, quem ela vai impactar,  o quanto ela vai crescer, quem é o time que está junto, preciso contratar pessoas, que tipo de pessoas quero contratar.

“Se você não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve”.

Eu ouço muito dos meus clientes de pequenas e médias empresas que fazer isso é muito burocrático, só fica na teoria, é lindo mas…na prática muitas vezes não funciona! O plano não sobrevivi ao campo de batalha do dia-a-dia!

Quando eu fiz Pós em Gestão Empresarial, tive um professor que falava que qualquer Plano é melhor que nenhum plano.

Por mais que agente entenda que o plano vai precisar de adaptações no campo de batalha, e isso é normal, é melhor ter um plano do que nenhum.

Então se você empresário tem uma ambição como empresa, que envolve resultados tanto da empresa como resultados pra sua vida, pra sua família e pra pessoas que você ama, pra sociedade, para os colaboradores, para os seus clientes, fornecedores… você precisa ter um norte e esse norte é direcionado pelo Plano e ao longo da realização do plano ele vai exigir ajustes e melhorias contínuas.

Então, empresário e líder da sua empresa, cuidado com as desculpas… eu não tenho tempo pra fazer isso.

Vejo muitas práticas de PE sendo realizado em um final de semana fora da empresa,  2 dias intensos; mas precisa de preparação antes pra fazer.

É essencial para o crescimento sustentável da empresa definir com clareza onde quer chegar e o que vão fazer pra chegar lá.

E depois disso precisam ter muita disciplina para executar planejamento.

Eu concordo muito com o que o Marcelo Germano diz: Eu não acredito em sorte, eu acredito em Meta/ Plano de ação e Execução.  É isso que eu ensino para os meus clientes, é isso que eu faço e acompanho com meus clientes.

Esse plano envolve a empresa toda, clientes, fornecedores, colaboradores, e um time com pessoas certas, entregando o que foi combinado, planejado com disciplina.

E se você quer ganhar da concorrência, você empresário precisa de um PE, pois nesse plano você precisa analisar a concorrência. De quem você vai ganhar esse jogo.

Convide as pessoas da sua empresa para fazer junto, dependendo do tamanho pode ser todos ou a equipe de liderança. Todos juntos pensando o futuro da empresa; dá muita energia pra equipe.

Pra isso eu preciso de pessoas com comportamentos que façam esse plano acontecer. Se toda a equipe for preguiçosa, não vai acontecer. Se toda equipe for desinteressada, não vai acontecer, se todos derem desculpas não vai acontecer.

Aí entra aquele negócio da “Cultura”, que eu escrevi no outro artigo aqui no Blog.( dá uma olhada nele).

O Planejamento Estratégicos precisa analisar alguns contextos importantes:

  1. A Cultura – a cultura dessa empresa vai permitir que ela chegue nessa visão? Nesse norte? Como esse time tem que se comportar? Quais são os hábitos desse time pra funcionar? Qual a autonomia que esse time tem que ter? Qual a clareza que esse time tem que ter? Se não olhar esse contexto, no final o Plano não acontece porque a cultura atrapalha.

“A cultura come a estratégia no café da manhã”  ( Peter Drucker)

2. Ambiente Externo – a mudança que estão ocorrendo no mundo, o que está impactando? Quem são os concorrentes? Quem são os fornecedores? As mudanças econômicas, as sociais,  as informações, a tecnologia.

3. Ambiente Interno – criar forças para concorrer no ambiente externo. É no ambiente interno que você constrói a vantagem competitiva.  Pra isso você precisa desenvolver as competências. Será que eu tenho as pessoas com as competências que preciso?

4. Estratégia de Negócio – um conceito mais acadêmico, mas significa dizer como vai competir no mercado, por preço, por diferenciação, por intimidade do cliente, focando num nicho específico onde sou mais expert.

Olhar para os 4 pilares da empresa – Cliente / Processos / Pessoal / Financeiro e definir os objetivos, os indicadores estratégicos, os indicadores táticos e os operacionais, as metas e o plano de ação.

Nunca esqueçam que metas para Faturamento e Margem de Lucro são obrigatórias.

Quais as parcerias que precisam desenvolver.

Quais os treinamentos que precisam ser feitos.

Quais os livros que precisam ser lidos.

Quais consultorias vamos precisar contratar.

É importante também saber o que vamos dizer Não

Recomenda-se fazer uma análise SWOT ( Fraquezas / Fortalezas / Forças / Ameaças).

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Nívea Alexandrino

Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

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