O que deve ser feito para desenvolver ume equipe cada vez mais autogerenciável e obter excelentes resultados? Acompanhe abaixo o que deve ser feito e lembre-se de sempre fazer a manutenção necessária com cada indivíduo:
1. Faça fit cultural
O primeiro passo é de sempre encontrar pessoas que tenham a mesma cultura organizacional ou que sejam parecidas com a da sua companhia. Com isso, as demais habilidades podem ser desenvolvidas para cada indivíduo, mas, o fit cultural é algo pessoal, único e nato de cada indivíduo.
2. Crie dinâmicas que geram energia
Que tal criar dinâmicas que aumentem a energia e a interação entre todas as pessoas do seu time? Você poderá ver dentro de pouco tempo os resultados positivos disso durante o dia a dia. Listei um exemplo abaixo:
- Método cumbuca: todos os colaboradores se comprometem a ler um capítulo de um livro escolhido. Em um dia da semana, se reúnem e alguém é sorteado para explicar. Se essa pessoa não realizar a explicação do capítulo, a discussão acaba ali;
3. Tenha um plano de carreira, cargos e salários
Outro ponto importante é de ter um plano de carreira completo para demonstrar para seus colaboradores, além de atrair novos potenciais talentos para seu negócio. Assim, tenha esse esboço disponível para que todos tenham acesso as informações e defina o que deve ser feito para se chegar até o cargo desejado. Como consequência, você terá funcionários cada vez mais engajados, prontos para vestir a camisa da empresa e sempre buscando resultados além do esperado.
4. Faça reuniões de alinhamento
Outro ponto que merece atenção é a realização de reuniões de alinhamento constantes com seu time, onde é possível verificar se existem pendências ou problemas atrapalhando o andamento das coisas.
5. Tenha planos de bonificação e reconhecimento
Você já pensou em aplicar moedas simbólicas dentro de sua empresa? Por incrível que pareça, isso pode ser um grande motivador para que o indivíduo sinta-se cada vez mais motivado e pronto para ir além. Além disso, para aqueles funcionários com mais aplicação e diferencial, vale a pena pensar na remuneração variável ou bonificação monetária, realmente compensando-o pelo trabalho realizado. Você verá que tudo isso trará resultados únicos e cada vez mais engajados dentro de seu time, portanto, não poupe esforços para que sua equipe esteja cada vez mais unificada e integrada.
6. Invista em treinamento
Outro ponto que merece destaque é o investimento em treinamento, do qual pode ser estimulado via PDI – Plano de Desenvolvimento Individual. Ele geralmente acontece quando o gestor cria atividades relacionadas ao cargo, como cursos específicos, o uso de ferramentas e até assistir palestras específicas, estimulando o aprendizado do colaborador.
7. Acompanhe o desenvolvimento do time
Por fim, é seu dever como líder realizar o acompanhamento de todo o desenvolvimento individual e coletivo dos trabalhadores de seu time. Tudo isso pode ser acompanhado por meio de indicadores, métricas e avanços em projetos, analisando o ritmo de cada e como isso impacta positivamente a equipe.
Você como líder tem desenvolvido seu time?