Parte 1
Motivação é ter prazer e não sofrer, quanto mais prazer o seu liderado tem em trabalhar na empresa com o seu líder, mais motivado ele estará.
Sabemos que não é possível estarmos 100% felizes no trabalho, pois existem problemas, desafios e adversidades que nos causam sofrimento. Mas se conseguirmos manter uma relação de 70% de prazer e apenas 30% de sofrimento, os liderados estarão motivados e consequentemente engajados na execução das tarefas com qualidade.
De acordo com pesquisa realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião, os líderes representam 70% da motivação, do engajamento e produtividade dos colaboradores. Através desta pesquisa podemos concluir facilmente que o líder pode e deve fazer muita coisa para trabalhar a motivação e engajamento da equipe.
Não tenha dúvida que “num mundo ideal”, cada liderado deveria cuidar da sua própria motivação, inclusive se responsabilizar pela própria motivação, faz parte da inteligência emocional.
O grande problema é que outra pesquisa indica que apenas 20% dos brasileiros tem a tal da inteligência emocional e com isso concluímos que 80% dos colaboradores das empresas não cuidam da sua própria motivação.
É neste exato ponto que entra o líder. Ele precisa conhecer sobre motivação humana e aplicar ferramentas, que veremos a seguir, para despertar a motivação das pessoas. O líder precisa ser a pessoa que através das suas palavras faz as pessoas acordarem e perceberem que o trabalho delas é o caminho para a realização dos seus sonhos e objetivos de vida.
FERRAMENTA 01: NATUREZA MOTIVACIONAL
Se você começar a observar os seus liderados você perceberá que existem três tipos de pessoas quando o assunto é motivação humana. Alguns dos seus liderados se motivam pela superação, outros pela afiliação e um terceiro grupo se motiva pela influência.
Vamos entender estes três tipos de natureza motivacional:
PESSOAS DE SUPERAÇÃO Este grupo de pessoas gosta de superar padrões, de planejar e de desafiar como as coisas funcionam na empresa. Ele é a pessoa que curte pensar em soluções diferentes para os velhos problemas da empresa. Se tocar a música do fantástico no domingo à noite e esta pessoa pensar que terá que fazer tudo igual como na semana passada, ele ficará desmotivado. A rotina é inferno na terra para este tipo de pessoa. Provavelmente você tem liderados assim na sua equipe e para motivá-los é muito simples: Dê desafios para ele! Para gerar dopamina no córtex pré-frontal desta pessoa você precisa apresentar problemas para ele e desafiá-lo (no bom sentido) a resolvê-los. Você também pode dar missões complexas para ele na qual ele não sabe fazer e terá que pesquisar para realizá-las. Quem são as pessoas da natureza motivacional da superação na sua equipe?
Quais desafios você dará para estas pessoas no dia a dia?
PESSOAS DE AFILIAÇÃO: Há outro grupo de pessoas na sua equipe que não são de superação, eles são de afiliação, isto é, são pessoas que têm interesse por compartilhar, querem ter relacionamentos amigáveis com o líder e com os colegas, este tipo de pessoa tem muito desconforto com conflitos e rupturas.
O líder precisa se aproximar mais destas pessoas e ter algo que Walt Disney chamava de minutos de qualidade, que são momentos onde fala-se de família, hobbies e amizade. Pessoas com esta natureza motivacional desejam um convívio mais amoroso e próximo com as pessoas e se você líder não servir isto para estas pessoas, o cérebro dela irá gerar dopamina na ínsula e ela ficará eternamente desmotivada no trabalho.
Motivar estas pessoas é muito fácil, pergunte sobre os filhos, marido, esposa. Pergunte sobre como está o pet que estava doente. Minutos de qualidade são dois minutos de conversas da vida pessoal das pessoas que fazem toda diferença para este tipo de pessoa. Obviamente não podemos ficar neste processo de afiliação o tempo todo pois precisamos trabalhar e ter resultados. Normalmente os líderes servem estes minutos de qualidade e em seguida oferecem os desafios para solucionar problemas ou atingirem os resultados.
PESSOAS DE INFLUÊNCIA: Este terceiro grupo de pessoas gostam de causar impacto na equipe, sua felicidade está em convencer e persuadir as pessoas, eles são controladores e mobilizadores.
Provavelmente você consegue enxergar estas pessoas no seu time pois eles são líderes natos que expõem suas ideias e tentam convencer as pessoas sobre elas. Estas pessoas podem te ajudar muito, mas elas podem atrapalhar muito a sua liderança também, pois elas se colocam em posição de líder toda vez que você se ausenta.
Pessoas da natureza motivacional de influência tem opiniões fortes e caso elas não estejam alinhadas com as suas opiniões, elas irão tentar convencer os seus colegas de que elas estão certas e que você líder está errado.
Mas caso vocês dois estejam alinhados, ela irá te ajudar muito, pois quando você se ausentar, ela irá conduzir o time corretamente, incentivando as pessoas a conquistarem o objetivo é a meta. Para motivar esta pessoa é muito fácil: da próxima vez que você líder tiver um problema ou um desafio que deva ser conquistado, chame essa pessoa para conversar, pergunte a ela o que ela faria, crie uma plano de ação em conjunto ela, pois ela precisa sentir que é ouvida e ajuda tomar decisões.
Se você fizer simplesmente isso, no momento que você se ausentar, ela irá liderar o time com a mesma assertividade que você.
Quem são as pessoas da natureza motivacional do seu time?
Quais problemas e objetivos você irá pedir a opinião deles para criar um plano de ação em conjunto?
Fazendo isso você terá uma pessoa motivada e melhor ainda, uma pessoa que lidera as outras na sua ausência.