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Visão da Excelência Assessoria em Gestão Empresarial

Como engajar seus funcionários

É um tema muito bom, aparece muito nos meus atendimentos de consultoria e mentoria de Liderança.

“Queria ter minha equipe engajada”! 

“Como faço para engajar minha equipe, os funcionários?”

E por que engajamento é bom?

Aqui eu gostaria de trazer o conteúdo de um Livro raro que fala muito sobre esse tema – “12 elementos da Gestão de Excelência”

Um dos fatores de maior influência sobre o desempenho financeiro das empresas é o grau de comprometimento de seus funcionários. A maioria das organizações lucra menos por causa da desmotivação de seu pessoal do que por quaisquer outros motivos. Mas o que os gerentes podem fazer para motivar suas equipes?
Em busca dessa resposta, Rodd Wagner e James K. Harter analisaram mais de 10 milhões de entrevistas sobre o local de trabalho colhidas do banco de dados do Gallup. Após muitos estudos, eles chegaram a uma lista de 12 elementos capazes de melhorar o desempenho das pessoas, traçando um roteiro para a gestão de excelência.
Quando analisados em paralelo com os outros indicadores das empresas, esses elementos mostram como a saúde organizacional é afetada pelo comprometimento de seu pessoal. Os gerentes que conseguem obter o máximo de suas equipes, atingindo assim os melhores resultados, são aqueles que lhes proporcionam mais em troca. Eles se esforçam a favor das pessoas e acabam se saindo bem. Esse é o segredo da gestão de excelência.

As empresas que tem engajamento, tem um lucro 23% maior que as empresas que não tem.

As coisas intangíveis as vezes são mais importantes que as coisas tangíveis; e nós damos pouco valor pra as coisas intangíveis. O engajamento é intangível e o resultado dele é tangível!

TEM QUE TRABALHAR O LÍDER

Existem 3 níveis de engajamento:

  1. Pessoas engajadas = tem uma conexão muito grande com a empresa. Amam trabalhar naquela empresa. Elas geram inovação, aceitam desafios. Sentem com a empresa quando ela não vai bem e quando vai bem, comemoram!
  2. Pessoas desengajadas = vai lá, executa o trabalho. Faz o que foi paga pra fazer e vai embora. Não tem amor pela empresa, as vezes bate as metas. Me limito a fazer o meu trabalho.
  3. Pessoas ativamente desengajadas = esse é o pior. Insatisfeitos com a empresa, fala mal e faz de tudo para boicotar; não sei se consciente ou inconsciente. Ocupa o tempo dele para contaminar a empresa. Sempre dando desculpas para não fazer as coisas.

Na pesquisa acima citada, 50% dos entrevistados responderam não aos 12 elementos da Gestão de Excelência:

Q1 = Eu sei o que esperam de mim no trabalho?  50% não sabe

Q2 = Tenho os materiais e equipamentos necessários para executar o meu trabalho corretamente? 

Q3 = No meu trabalho tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor todos os dias?

Q4 = Nos últimos 7 dias, tive reconhecimento ou elogios por fazer um bom trabalho?

Q5 = Meu supervisor ou alguém no meu trabalho parece importar-se comigo como pessoa?

Q6 = Há alguém no meu trabalho que estimula o meu desenvolvimento?

Q7 = No meu trabalho minhas opiniões parecem contar?

Q8 = A missão ou objetivo da empresa me faz sentir que meu trabalho é importante?

Q9 = Meus colegas de trabalho estão comprometidos em realizar um trabalho de qualidade?

Q10 = Tenho um melhor amigo no meu trabalho?

Q11 = Nos últimos 6 meses alguém do meu trabalho conversou comigo sobre o meu progresso?

Q12 = No último ano eu tive a oportunidade de aprender e crescer no meu trabalho?

Você empresário e  líder, hoje está fazendo um cheque; porque para engajar a equipe envolve energia e investimento, e esse cheque retorna com juros.

Só de trabalhar engajamento você aumenta em 22% seu lucro.

E as pessoas engajadas aumentam em até 23% sua produtividade.

E se você não fizer nada, também está fazendo um cheque.

QUAL CHEQUE VAI FAZER????

Fonte: Livro Os 12 elementos da Excelência em Gestão

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Nívea Alexandrino

Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

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