3 PASSOS PARA CONTRATAR PESSOAS
Um dos maiores desafios de todo dono de pequena ou média empresa é contratar certo e montar equipes extraordinárias. E quer saber? Não existe solução mágica. Você pode utilizar todas as técnicas disponíveis. Ainda assim, nada garante que você vai contratar a pessoa certa.
Mas se você simplesmente contar com a sorte, intuição ou indicação daquele sobrinho, suas chances de fracasso aumentam, consideravelmente. Por isso, é fundamental que você entenda que o sucesso da sua empresa começa nas contratações assertiva de seu time. Veja os 3 passos da contratação a seguir:
- DEFINA O QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA
Antes de contratar o melhor colaborador para a sua empresa, você precisa saber exatamente o que quer dele.
Portanto, para aumentar as chances de você formar a equipe ideal, é necessário seguir alguns pré-requisitos que são de EXTREMO valor para o seu negócio:
- descreva as funções e as tarefas que cada colaborador deverá exercer. Faça uma lista de tarefas detalhadas sobre as atividades que ele vai desempenhar no dia a dia dele. Esse será o trabalho operacional da sua empresa, isso é, as atividades que são focadas na rotina;
- anote as tarefas estratégicas que você irá executar e delegue o restante. Não é porque você gosta ou você é bom para fazer alguma coisa que você necessariamente deve fazê-la. Você deve focar nas atividades que são fundamentais para fazer a sua empresa prosperar e aumentar suas vendas, as outras demandas você pode delegar para esse novo membro da sua organização;
- defina as competências técnicas (hard skills) e as interpessoais (soft skills) do colaborador ideal. Por exemplo: dependendo do seu produto, um bom vendedor para a sua empresa pode ser uma pessoa extrovertida e que tenha conhecimentos em metodologias de vendas;
- por outro lado, também defina os atributos de uma pessoa que você não quer de jeito nenhum no seu negócio;
- determine o quanto você vai pagar e os benefícios que irá oferecer. Pense que para a contratação do seu colaborador ideal, você vai ter uma concorrência acirrada, então dedique um tempo para pensar no assunto e tenha uma proposta que seja boa para os dois lados: da sua empresa e do seu colaborador;
- e tenha em mente que você não deve contratar alguém que não tenha coragem de demitir.
- 2. ENCONTRE E SELECIONE O CANDIDATO IDEAL
Agora que você já tem uma ideia melhor de como os seus futuros colaboradores devem ser (ou não ser), é hora de pensar em como encontrá-los:
- crie uma descrição de cargo ou de função que diga, claramente, qual é o objetivo da posição, quais as atividades que serão executadas, quais são as expectativas em relação à pessoa e quais expectativas ela pode ter em relação à empresa;
- divulgue a vaga nas redes sociais e em sites especializados, peça indicações para os colaboradores atuais (desde que você deixe bem claro o que precisa, para evitar indicações frustradas) e, se for necessário, procure por uma empresa especializada em recrutamento e seleção;
- analise os currículos, separando-os em três categorias: os candidatos potenciais, os prováveis e os que você não contrataria. Chame os potenciais e os prováveis para uma entrevista;
- durante a entrevista, avalie 10% de habilidades técnicas e 90% de competências interpessoais, porque o comportamento, a personalidade e os valores do candidato ideal precisam ser compatíveis com os da sua empresa;
- faça perguntas que fujam das tradicionais e peça exemplos de projetos já realizados ou de situações que confirmem determinada competência;
- elimine os candidatos que não têm os atributos que você realmente precisa;
- cheque as referências dos possíveis candidatos. É provável que muitas empresas não forneçam informações, mas pode ser que algumas respondam à seguinte pergunta: “se você fosse eu, você contrataria essa pessoa?”. Você vai ficar surpreso (a) com quantas pessoas vão querer ajuda-lo (a) com um sussurro de sim ou não;
- avalie o seu candidato ideal e considere a possibilidade de realizar uma segunda entrevista ou uma dinâmica de grupo;
- ofereça a posição ao candidato escolhido. Se ele não aceitar, entre em contato com as suas outras opções ou comece o processo de recrutamento e seleção novamente.
- 3. TRAGA O CANDIDATO IDEAL A BORDO
Depois da entrada de um novo colaborador na sua empresa, você precisa criar um processo de integração e avaliação dele, fazendo um acompanhamento rigoroso durante os seus primeiros 90 dias. Veja a seguir algumas coisas que você deve fazer e garantir o sucesso dele no seu negócio:
- defina quais são as metas e os resultados que ele deve alcançar nos primeiros 30, 60 e 90 dias. Tenha tudo por escrito e elabore um contrato de metas;
- a cada período citado, chame o novo colaborador, faça um feedback e mostre o que foi analisado nesse tempo;
- assine um contrato com o colaborador dizendo o que você vai avaliá-lo nesse período, quais são os critérios de sucesso e o que de melhor ou pior pode acontecer se ele não tomar as ações previamente acordadas.
Desse jeito, fica mais fácil fazer uma avaliação durante a fase de experiência e, depois desse tempo, ou você efetiva esse colaborador, ou encerra o seu contrato.
Fonte: www.empresaautogerenciavel.com.br