" Vamos Impactar 300 donos de pequenas e médias empresas até 2025, para que tenham uma melhor gestão de sua empresa, mais tempo, dinheiro e qualidade de vida."

Visão da Excelência Assessoria em Gestão Empresarial

Gestão à Vista: benefícios e como aplicar

A gestão à vista é um dos métodos mais usados para que metas e o gerenciamento de novos projetos sejam acompanhados com cuidado, visualizando assim os resultados em tempo real.

Essa é uma forma de pensar em estratégias eficientes e meios para que os resultados sejam alcançados por meio de uma equipe engajada, como consequência de sua produtividade.

O que é gestão à vista?

A gestão à vista é um meio de informar e deixar toda a equipe a par de quais são as metas do time, qual é o andamento e como está sendo efetuado esse alcance.

Assim, por meio de indicadores e controle específico, têm-se uma maneira visual de compreender o andamento das métricas, permitindo com que todos saibam o que está acontecendo.

Para o gestor, é uma vantagem compreender o que está acontecendo no cenário, enquanto que para a equipe, é uma maneira de identificar problemas ou o que está sendo feito de forma correta.

Quais são os benefícios de fazer gestão à vista?

Quer saber quais são os principais benefícios de fazer a gestão à vista dentro de sua empresa?

  • Engajamento: tenha uma equipe mais comprometida diante do resultado esperado;
  • Clareza sobre a performance do time: você consegue entender o que está rendendo pontos positivos, o que precisa ser melhorado e todas as métricas relacionadas;
  • Vivência da cultura organizacional: é natural que os integrantes vivenciem e experienciam a Cultura Organizacional com muito mais afinco diante dos desafios do dia a dia;
  • Energia: assim como os pontos anteriores, o time sente-se com mais energia e atua de forma mais energética;
  • Produtividade: com mais energia circulando dentro do ambiente de trabalho, é natural que a produtividade tenha um desempenho maior;
  • Resultados: tenha metas batidas antes mesmo da data acordada;
  • Senso de urgência: com meta e prazo determinados, cria-se a “ânsia” de que tudo seja cumprido conforme o estipulado;
  • Agilidade na tomada de decisões: ainda de acordo com a questão anterior, têm-se mais cuidado e direcionamento para que as próximas ações dentro do time sejam aplicadas.

Esses são alguns dos pontos principais para começar a aplicar o quanto antes esse método dentro de sua empresa e assim, obter todos as vantagens citadas anteriormente!

Qual é o propósito da gestão à vista?

A intenção da gestão à vista é de manter todos os trabalhadores cientes do andamento do projeto, tanto para verificação positiva, quanto negativa.

Dessa forma, é possível entender o que está dando certo ou qual o rumo que precisa ser alterado.

Como criar a gestão à vista na empresa?

Quer começar a gestão à vista dentro da sua empresa? Confira abaixo um guia completo para que inicie o quanto antes essa ação dentro de seu negócio:

Defina os processos

Primeiramente, é preciso entender quais serão os processos implementados de forma pontual e precisa.

Um exemplo é: qual será a demanda executada? Como o processo de vendas será implementado?

Escolha os indicadores

Agora é o momento de selecionar quais serão os indicadores seguidos e acompanhados.

Defina as pessoas

Selecione quem serão as pessoas responsáveis pela coleta de informações, a atualização de dados e o acompanhamento dos indicadores.

Mesmo que o procedimento tenha mais pessoas envolvidas, é interessante que uma seja a dona em específico para que a verificação constante.

Saiba qual é o método de coleta

Estabeleça qual será a forma de coletar os dados, assim, posteriormente fica mais fácil e simples de acompanhar os indicadores.

Por isso, é preciso formalizar um dos métodos para que seja sempre seguido e mantido como padrão.

Estabelece o quadro

Por fim, crie o quadro de gestão à vista, basta que encontre o melhor modelo e consiga adaptá-lo para o seu contexto pessoal.

Ferramentas para fazer gestão à vista

Mas, como organizar com maior facilidade o andamento das atividades? Veja abaixo alguns dos métodos mais indicados:

Método Kanban

Esse método é feito com o uso de cartões coloridos, orientando assim o fluxo de tarefas do time.

Ele geralmente é dividido em três colunas, que são: para fazer, em produção e finalizados.

Assim, têm-se uma visão mais ampla e direcionada do que precisa ser iniciado, do que já está em andamento e o que já foi concluído.

Dashboard

De uma maneira simples e rápida, os dashboards podem ser criados diretamente no Excel, organizando assim de forma visual os gráficos e os resultados do que está sendo desempenhado.

Eles são uma ótima forma de estimular a competitividade e interação entre os integrantes da equipe, promovendo assim um time cada vez mais autogerenciável.

Painéis ou quadros

Outro método simples e rápido, você pode instalar painéis ou quadros no setor de atuação, onde podem ser pendurados de forma acessível.

Bem parecido com o método Kanban, aqui vale a aplicação de post its, papéis próprios da empresa ou diferentes possibilidades.

Fonte: Eag – Marcelo Germano

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Navegue por Categoria
Nívea Alexandrino

Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

Redes Sociais Excelência

Últimos Artigos

plugins premium WordPress