Um bom líder é aquele que não foge de situações desagradáveis; que faz conversas difíceis; que dá feedback; que desenvolve sua equipe para torná-la autogerenciável; e faz as coisas acontecerem.
Mas para ser essa pessoa inspiradora é, preciso ter muita habilidade de execução, porque será isso que vai diferenciar o seu negócio do seu concorrente. Então COMO me tornar um bom líder?
7 comportamentos de um líder ideal.
- ELE CONHECE SEU PESSOAL E SUA EMPRESA
Um dos principais jargões do mundo corporativo é: “ter a pessoa certa no lugar certo”. Mas se você não conhecer o seu pessoal, como você vai colocar a pessoa certa no lugar certo? Por isso, você precisa conhecer, individualmente, cada colaborador.
E, para isso, precisa conversar com eles;
Um líder que se preocupa com os seus funcionários como pessoas é um dos principais indicativos de engajamento nas empresas. Quando você conhece quem trabalha para você, é possível extrair o máximo e o melhor de cada um.
2. ELE É TRANSPARENTE COM A EQUIPE
Mostre sempre a real situação da sua empresa/processo para os colaboradores.
Mostre onde eles estão acertando, errando e onde podem melhorar;
Saiba o que está sendo feito e consiga metrificar os seus resultados, sempre baseado em uma análise de dados
3. ELE ESTABELECE METAS E PRIORIDADES CLARAS
Pra mim precisa ter meta, plano de ação e execução;
O dono de empresa é sempre louco, cheio de ideias. Isso só o leva a nunca ter prioridades. É muita iniciativa e pouca “acabativa”.
É preciso ter foco e saber dizer não a ideias que não são prioridade no momento;
Suas metas precisam condizer com a realidade da empresa;
Faça perguntas como: “onde a gente quer chegar?”, “quanto a gente quer faturar?”, “quantos clientes a gente quer atender?” e “qual é o nosso foco em termos de organização para a gente crescer?”. Elas ajudam a você definir o que é realmente importante no momento.
4. ELE CONCLUI TUDO O QUE FOI PLANEJADO
Tenha o “poder de acabativa” como um indicador de meta individual e de meta da equipe, ou seja, desenvolver funcionários e times pelo seu poder de finalizar tudo o que foi proposto;
A empresa é o reflexo do dono, a equipe é reflexo do líder.
Por isso, entregue tudo o que você assume. Caso contrário, você passa o constrangimento perante sua equipe de não dar o exemplo que prega;
Não aceite a não entrega como resposta dos seus funcionários.
5. ELE RECOMPENSA QUEM FAZ
Antes de recompensar, é necessário definir o que cada um faz. A pessoa precisa estar ciente do que ela tem que fazer, qual meta ela deve atingir e o que acontece quando ela atingir essa meta.
Se nada disso estiver estabelecido, não tem como recompensar, porque não há um propósito;
Se o seu funcionário atingiu alguma meta (de faturamento, de lucro, de desenvolvimento de pessoas etc), ele precisa ser recompensado por isso;
Existem diversas formas de você recompensar o seu funcionário. Pode ser uma remuneração, um presente, uma folga ou um simples elogio.
6. ELE AMPLIA AS HABILIDADES DAS PESSOAS
Realize um alinhamento de expectativa com cada funcionário. Depois, elabore um plano individual para cada um: peça para essa pessoa reestruturar a sua respectiva área, desenvolvendo e apresentando um plano de ação.
Dessa forma, o seu funcionário consegue ampliar as suas habilidades e a se desafiar enquanto profissional;
Faça reconhecimentos e feedbacks constantes, logo após uma ação que merece ser reconhecida ou corrigida. Isso ajuda a pessoa a se desenvolver constantemente;
Em determinado momento (pode ser de 6 em 6 meses), realize uma avaliação de desempenho, que é um processo de confirmação de todos os feedbacks e reconhecimentos já dados anteriormente.
7. ELE CONHECE A SI PRÓPRIO
Um bom líder precisa conhecer os seus pontos fortes, fracos e saber que tipo de parceria ele precisa;
Toda equipe é um reflexo do líder, ou seja, se ela não está fazendo o que precisa ser feito, é sinal de que o líder não está cumprindo seu papel. Ele faz parte do problema;
É necessário ter uma liderança forte. E uma liderança forte significa as conversas que precisam acontecer, inclusive (e principalmente) as difíceis. Quando você insiste nisso, cria-se um ambiente cultural voltado para atingir resultados;