Não importa qual seja o modelo do seu negócio, uma indústria, um comércio de varejo, uma empresa que presta serviços especializados, uma empresa de logística… ele é influenciado diariamente pelas principais decisões e opções que você toma para obter lucro. Na prática, sua empresa precisa sempre criar, entregar e capturar valor. Ela cria valor quando atende às necessidades e desejos dos seus clientes, que se dispõem a pagar além do que efetivamente custa o bem ou serviço. Ao criar e entregar valor para o cliente, sua empresa também captura valor, gerando lucro. E assim a roda gira.
Mas você já parou para pensar que para garantir a “roda girando”, cada negócio precisa assegurar que alguns fatores sejam sempre observados e atendidos? São as funções operacionais e competências que a empresa precisa executar de forma eficiente para ser sustentável e lucrativa, para ter sucesso.
Um shopping-center, por exemplo, precisa garantir altos níveis de frequência de consumidores, ótima ocupação dos pontos de venda, bom mix de lojas para atender ao público frequentador. Sem isso provavelmente não será um negócio bem-sucedido.
Uma empresa de logística e transportes precisa garantir que sua frota esteja sempre em dia, precisa gerenciar muito bem os riscos de sinistros, precisa operar com eficiência seu planejamento de rota, ou será uma empresa deficitária.
Conhecendo exatamente os fatores-chave de sucesso do seu negócio, fica mais fácil entender que perfil de pessoas você precisa ter na sua empresa, qual deve ser o foco dos seus líderes, e planejar estrategicamente os objetivos, monitorando-os continuamente por meio de metas e indicadores.
E aí, você sabe exatamente quais são os fatores-chave de sucesso do seu negócio?