Transformar estratégias em resultados não é apenas sobre processos e ferramentas — é sobre pessoas, propósito e conexão .
Para mim, o início de um novo ano é uma rica oportunidade de alinhar expectativas, trazer clareza, direcionamento e fortalecer os laços que sustentam o trabalho em equipe. É por isso que acredito no poder dos ritos de gestão (inclusive eu sou a louca dos ritos e roteiros!).
Semana passada, conduzi o rito de alinhamento de início do ano com minha equipe, ao qual chamei carinhosamente de “ponto de partida”, um momento estruturado para relembrar o que fazemos e por que fazemos, refinar algumas iniciativas, ouvir e compartilhar expectativas. Durante o encontro, revisamos nosso planejamento estratégico, refletimos sobre nossas conquistas e desafios, e aproveitamos para reavaliar nossos valores como o time.
Essa análise de valores, que fazemos anualmente, nos ajuda a garantir que as atitudes no dia a dia reflitam o propósito maior que compartilhamos. Além disso, conversamos sobre como vamos trabalhar neste ano, ajustando práticas e expectativas para que cada pessoa da equipe se sinta segura e motivada a contribuir.
Esse espaço para o diálogo aberto é essencial, pois acredito que liderar é criar ambientes de confiança, onde cada ideia é bem-vinda e os erros são visíveis como parte do aprendizado.
Como líder, buscamos:
- Criar clareza e direção. Todo trabalho precisa de um propósito claro, e cada colaborador deve saber como seu papel contribui para o todo.
- Promover a segurança psicológica. Um ambiente onde as pessoas se sentem confortáveis para falar, questionar e experimentar é o berço da inovação.
- Inspirar ação transformadora. Ritos como esse ajudar a equipe a começar o ano energizada para alcançar resultados extraordinários.
Autora: Rosana Sampaio – líder Sicredi MTS