Você tem um liderado que é muito bom, tecnicamente falando…
Mas não vai bem, quando o assunto é comportamento?
Esse liderado, apesar de produzir bastante, contamina a sua equipe e os seus resultados?
Calma, com esses 3 passos, aquele liderado que não vai bem, pode ter salvação.
Passo 1: Alinhamento de Expectativa
Às vezes, para aquele liderado que não vai bem, pode estar faltando clareza:
Do seu papel na equipe e na empresa;
Da missão que ele tem, ao assumir o cargo que atua;
E do que se é esperado dele, além de produzir o que precisa ser produzido.
Você pode fazer uma reunião de um a um, e alinhar as expectativas que você e a empresa esperam dele.
Aqui, vale pontuar o que ele tem feito de positivo, e que poderá continuar fazendo…e mostrar onde ele está indo mal e o que precisa melhorar…
Dessa forma, além do liderado ter mais clareza sobre o seu papel na equipe e na empresa…
Você terá subsídios para a próxima etapa.
Passo 2: Acompanhamento
Nessa etapa, é necessário acompanhar o liderado que não vai bem, para que ele saiba se está no caminho certo.
Para acompanhá-lo, você precisará observar o trabalho dele, e acompanhar o andamento das ações que ele precisa fazer.
Esse acompanhamento é necessário para dar feedbacks.
Fazendo isso, você entrará na terceira etapa, que vai te auxiliar no processo de acompanhamento.
Passo 3: Reconhecimento
Dar feedbacks quando o funcionário não vai bem é necessário.
Mas também é necessário reconhecer quando ele acerta, ou vai bem em algo.
Afinal, a melhor maneira de motivar uma pessoa, é através do reconhecimento.
Lembre-se: o reconhecimento é um dos melhores, se não o melhor, método de reforçar positivamente um comportamento desejado.
E quando nenhum desses passos não dá certo?
Você precisa fazer o papel de líder e mandar esse funcionário embora.
Acredite em mim, quando eu digo que não vale a pena manter uma pessoa que produz bem, mas que tem problemas de comportamento .
Porque no longo prazo, manter esse liderado vai custar o seu bem-estar,
vai contaminar outras pessoas e estragar a sua equipe, os seus resultados, a cultura da empresa, e os valores…
Ou seja, o prejuízo financeiro será o menor dos seus problemas.
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Forte Abraço
Nívea Alexandrino