O macroprocesso da empresa garante a entrega dos seus resultados.
Você sabia disso?
Muitos empresários não entendem como ter um macroprocesso é fundamental para que a empresa tenha sucesso.
Por isso eu vim aqui escrever sobre esse assunto…
Espero que esse post te traga mais clareza e te inspire a dar os próximos passos para profissionalizar cada vez mais o seu negócio.
Vamos lá!
O que é o macroprocesso da empresa?
Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é o macroprocesso.
Macroprocesso é o conjunto de tarefas e processos que juntos são fundamentais para atingir os objetivos estratégicos da empresa.
Então, dentro do macroprocesso, você vai ter os processos essenciais.
Ou seja, são esses processos que vão garantir a entrega dos resultados da sua empresa.
E a partir disso, você vai começar a criar uma cultura de processo.
Cultura de Processos
Quando você começa a vivenciar uma cultura de processos, existem três elementos básicos que você precisa entender:
- O gestor vai definir a estratégia;
- Um supervisor vai implantar os processos e garantir que todos sejam executados;
- E as pessoas que trabalham na operação vão ser educadas para usar o processo.
Agora você pode estar se perguntando:
“Mas o que acontece quando alguma coisa dá errado?”
Toda vez que algo fora do comum acontece, quem executa o processo deve comunicar a supervisão.
Por exemplo:
Se alguém não seguiu o processo corretamente, é preciso registrar essa anomalia e avisar a supervisão.
Mas o que a supervisão vai fazer?
Primeiramente, vai entender o que aconteceu.
Então, se for o caso, vai treinar adequadamente o colaborador.
Porém, se a supervisão achar que é necessário, também pode reavaliar o processo.
Ou seja, vai analisar as melhorias, implantar o que for necessário e treinar todos os colaboradores novamente.
É por isso que isso precisa se tornar uma cultura.
Uma cultura das pessoas seguirem todos os processos.
Além disso, não podemos esquecer do último passo:
A validação do processo.
Como fazer isso?
É simples, você precisa desenvolver um processo de auditoria.
Por exemplo:
Ter um processo de auditoria que pode ocorrer de 6 em 6 meses.
É uma auditoria interna, o que significa que treinamos alguns funcionários para realizar essa tarefa.
E esses funcionários vão checar se os processos estão sendo executados corretamente ou não.
Sim, empresário…
A qualidade pode sair caro, pode aumentar seu custo.
Mas se você quer profissionalizar sua empresa, você precisa de processos que funcionem.
E fazendo auditorias de tempos em tempos você garante que os processos estão funcionando.
Assim você também garante que o processo está vivo dentro da sua empresa.
Se você precisar de ajuda com a GESTÃO da sua empresa, fale comigo agora mesmo.