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Macroprocesso da Empresa: Tudo que Você Precisa Saber

O macroprocesso da empresa garante a entrega dos seus resultados.

Você sabia disso?

Muitos empresários não entendem como ter um macroprocesso é fundamental para que a empresa tenha sucesso.

Por isso eu vim aqui escrever sobre esse assunto…

Espero que esse post te traga mais clareza e te inspire a dar os próximos passos para profissionalizar cada vez mais o seu negócio.

Vamos lá!

O que é o macroprocesso da empresa?

Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é o macroprocesso.

Macroprocesso é o conjunto de tarefas e processos que juntos são fundamentais para atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Então, dentro do macroprocesso, você vai ter os processos essenciais.

Ou seja, são esses processos que vão garantir a entrega dos resultados da sua empresa.

E a partir disso, você vai começar a criar uma cultura de processo.

Cultura de Processos

Quando você começa a vivenciar uma cultura de processos, existem três elementos básicos que você precisa entender:

  • O gestor vai definir a estratégia;
  • Um supervisor vai implantar os processos e garantir que todos sejam executados;
  • E as pessoas que trabalham na operação vão ser educadas para usar o processo.

Agora você pode estar se perguntando:

“Mas o que acontece quando alguma coisa dá errado?”

Toda vez que algo fora do comum acontece, quem executa o processo deve comunicar a supervisão.

Por exemplo:

Se alguém não seguiu o processo corretamente, é preciso registrar essa anomalia e avisar a supervisão.

Mas o que a supervisão vai fazer?

Primeiramente, vai entender o que aconteceu.

Então, se for o caso, vai treinar adequadamente o colaborador.

Porém, se a supervisão achar que é necessário, também pode reavaliar o processo.

Ou seja, vai analisar as melhorias, implantar o que for necessário e treinar todos os colaboradores novamente.

É por isso que isso precisa se tornar uma cultura.

Uma cultura das pessoas seguirem todos os processos.

Além disso, não podemos esquecer do último passo:

A validação do processo.

Como fazer isso?

É simples, você precisa desenvolver um processo de auditoria.

Por exemplo:

Ter  um processo de auditoria que pode ocorrer de 6 em 6 meses.

É uma auditoria interna, o que significa que treinamos alguns funcionários para realizar essa tarefa.

E esses funcionários vão checar se os processos estão sendo executados corretamente ou não.

Sim, empresário…

A qualidade pode sair caro, pode aumentar seu custo.

Mas se você quer profissionalizar sua empresa, você precisa de processos que funcionem.

E fazendo auditorias de tempos em tempos você garante que os processos estão funcionando.

Assim você também garante que o processo está vivo dentro da sua empresa.

Se você precisar de ajuda com a GESTÃO da sua empresa, fale comigo agora mesmo.

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Nívea Alexandrino

Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

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