Partindo do conceito de que Preço é a expressão monetária do valor de um produto ou serviço, precisamos considerar logo de início que existem pelo menos dois pontos de vista: para a empresa, preço é a quantidade de dinheiro que ela está disposta a aceitar em troca de um produto ou serviço e para o consumidor, é o que ele está disposto a pagar para receber o produto ou serviço.
No entanto, a dinâmica de preço é bem mais complexa e se bem entendida e explorada pode gerar efeitos dramáticos na lucratividade.
A formação de preço para serviço é ainda mais complexa, seja pela intangibilidade do que será vendido, seja pela necessidade de delimitar claramente o escopo (o que será executado e o que não será executado), pela inexistência de padronização, pela dificuldade de alocar os custos ou ainda pelo problema do gerenciamento da capacidade disponível.
Mas sempre é possível definir um critério adequado para cada tipo de negócio, podendo a precificação ser determinada por hora ou por atividade: no primeiro caso, a empresa não precisará controlar as atividades que estão sendo realizadas pelos funcionários e sim o tempo que estes necessitarão para realiza-las; já no segundo, será necessário estimar quanto de recursos e de tempo em média se gasta em cada atividade, e estimar a variabilidade destes custos, não importando o tempo que o serviço levou para ser prestado. Nos dois casos devem ser considerados os custos diretos (mão-de-obra e materiais) e alocados por rateio os custos indiretos da operação.
É imprescindível, no entanto que seja estabelecido um direcionador que permita explorar de maneira assertiva o posicionamento de mercado e as metas estabelecidas para a empresa. Em outras palavras, o preço deve refletir os objetivos estratégicos da empresa. Neste sentido, os objetivos de preço podem estar orientados ao lucro (maximizar margens), às vendas (maximizar receita, aumentar participação de mercado), à geração de caixa (garantir sobrevivência, em geral de forma temporária) ou à simples manutenção de status-quo (acompanhar a concorrência, para evitar guerra de preços).
Essencialmente uma estratégia precisa ser definida, e isso implicará em escolher o que não fazer: ao escolher determinados objetivos, imediatamente a empresa está abrindo mão de outros.
Por fim, é relevante ainda que a empresa não olhe só para dentro, calculando seus custos e formando preços sem entender o que o mercado é capaz de absorver, que consequências aquela estratégia de preço pode trazer, e que mudanças podem estar ocorrendo no mercado que impactarão na demanda do serviço que se pretende prestar.
Estratégias de precificação precisam ser dinâmicas e flexíveis para enfrentar os desafios deste cenário. Em última instância, há que existir uma percepção de valor pelo comprador, capaz de justificar sua decisão de compra.
📌 Cultura organizacional: medir ou sustentar?
Is bet169net a legit place? I am looking for great odds for tonight’s game. I hope to get lucky! Maybe I’ll try my luck out here: bet169net
Anyone else betting on BetMadrid games this week? I have a feeling they’re going to crush it! Let’s see. Follow them at betmadrid for all the action!
Yo, just checked out hello88vips and it’s pretty dope! The site’s slick and easy to navigate. Definitely worth a look if you’re hunting for some entertainment! Check it out here hello88vips.