Donos de negócio buscam incansavelmente crescimento. E para isso costumam empenhar seus melhores esforços, reforçar práticas que se mostraram positivas em outros momentos da sua história, além de ressaltar para as pessoas para que atinjam os resultados desejados. Mas percebemos que muitas vezes na pequena empresa essa busca é desordenada, descoordenada, não segue uma estratégia pensada. O planejamento da estratégia costuma ser incompleto, irregular, esporádico, informal e reativo.
Vamos falar mais sobre isso. Mas primeiro é relevante trazermos o conceito de Estratégia.
Uma estratégia pode ser conceituada como um conjunto de escolhas e renúncias de uma organização, com vistas à melhoria do resultado e ao crescimento prolongado. É o caminho desenhado para a empresa gerar valor no setor onde atua. É buscar que os clientes prefiram comprar e/ou consumir os serviços prestados pela empresa, ainda que nem sempre eles tenham o menor preço, mas porque eles enxergam que vale!
E por que será que algumas empresas são mais bem sucedidas em suas estratégias de crescimento, enquanto outras se frustram e sofrem tanto? Vamos então olhar para os aprendizados das empresas de alto crescimento:
Elas investem na estruturação e profissionalização do negócio, em uma melhor qualidade de gestão: gestão financeira, comercial, governança, gestão e desenvolvimento das pessoas, aumento de eficiência operacional;
Elas buscam estabelecer parcerias estratégicas: com fornecedores, com entidades do seu setor, com especialistas que possam colaborar com seu desenvolvimento;
Elas investem em estratégias de diversificação e diferenciação, buscando minimizar dependências e riscos, e aumentar faturamento;
Elas reinvestem seus lucros agressivamente.
E você, dono de negócio, como está desenhando sua estratégia para garantir crescimento e longevidade do seu negócio? A Excelência pode te ajudar nesta jornada!