“Minha empresa vai bem. As coisas estão no caminho certo do ponto de vista financeiro. Porém, me sinto EXAUSTO. Trabalho de 12 a 16 horas por dia e, embora a empresa tenha 6 funcionários, parece que as coisas não andam sem mim. Já faz alguns anos que não sei o que é folga, muito menos o que são férias. Clientes me ligam até no final de semana. Minha família não aguenta mais. Será que o meu caso tem solução?”
Isso eu ouço com frequência de meus clientes donos de empresas..
E por que isso acontece? Porque o dono de empresa/o líder acredita que só ele sabe fazer, pois fazia tudo desde o início da empresa. Não consegue delegar pois não tem processos definidos e pessoas capacitadas. Existe também inconscientemente um apego.
Mas não se preocupe pois essa situação é mais comum do que você imagina e não precisa se sentir culpado pois desconhece como estruturar processos e delegar atividades; pois precisa atuar nas prioridades do dia-a-dia da empresa.
Porém essa situação, por mais que a empresa esteja indo bem, dificilmente vai leva-la para outro patamar, pois o empresário não consegue atuar na estratégia, e sua saúde vai piorar cada vez mais.
O primeiro passo que oriento meus clientes é:
Focar em 2 coisas: PROCESSOS E PESSOAS
É entender que delegar é de extrema importância, saber o que pode delegar é libertador, pois não precisa perguntar tudo à você.
Comece estruturando os processos, defina quantos processos sua empresa tem para que possa entregar o produto /serviço ao cliente.
Depois que definiu comece a mapear esses processos, pode ser através de um fluxograma ou dissertativo. Colocando cada atividade do processo numa sequência que deve acontecer e verificando onde em cada atividade você precisa inserir um Controle, um Indicador; para saber se o Processo vai bem.
E muito importante, quando estiver mapeando, vá questionando se tais atividades agregam valor, se não elimine-as.