Questão de enorme importância para o empresário de excelência. Saber reconhecer e acolher suas emoções e as do outro. É dessa premissa básica que parti a reflexão de como a inteligência emocional (IE) bem trabalhada pode contribuir para o seu sucesso.
O termo popularizado por Daniel Goleman – a essa altura é bem provável que você conheça esse autor e sua obra, mas não sei se a valoriza como deveria. A inteligência emocional tem um aspecto complicado para muitos, o reconhecimento da falha, somos humanos e falhamos, mas também possuímos qualidades, o balanço entre defeitos e qualidades é importante para planejar o que é preciso melhorar e o que deve ser mantido.
Outro ponto, quando falamos de inteligência emocional, não estamos falando da inteligência relacionada ao QI, não! Essa diz respeito a outros aspectos que não trataremos aqui. A inteligência emocional está relacionada as emoções, como lidamos com os sentimentos. E quando o assunto é lidar com pessoas, o empresário sabe bem que nem sempre é fácil.
Goleman dividiu os campos da IE em cincos componentes: autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia, em menor ou maior grau todo líder deve aprender a trabalhar esses aspectos e desenvolver sua inteligência emocional.
Os benefícios são percebidos nas suas relações pessoais e de trabalho. No ambiente profissional os ganhos são: maior compreensão da liderança e demandas, engajamento nas estratégias, produtividade e fortalece o sentimento de pertencimento. Como anda o controle das suas emoções? Comece a pensar sobre isso.