Você é um líder, entenda então que tudo isso faz parte!

Quando assumimos uma posição de liderança, é natural o desejo de sermos aceitos pela equipe, de agradarmos as pessoas. Mas entre as atribuições do líder estão orientar pessoas de forma individual, atribuir metas individuais e coletivas, negociar, resolver conflitos e conseguir que as pessoas atinjam sua melhor performance. Tudo isso pode envolver alguma forma de conflito, faz parte do jogo o líder se sentir confortável diante disso, e é justamente daí que virão a admiração e o respeito da equipe por quem exerce a liderança.

É verdade, liderar não é fácil. Conduzir para mudanças, minimizar resistências, engajar pessoas que pensam e agem de formas diferentes, lidar com reações e resistências, gerenciar relacionamentos, garantir comunicação clara e efetiva, e no fim entregar resultados!

Sim, o líder precisa tomar decisões que possivelmente nem todos irão gostar. E é sempre melhor confrontar o conflito, dando feedbacks (de forma individual) com empatia, respeito e honestidade, enfrentando conversas difíceis se necessário, adiá-las não tornará os problemas menores.

Sim, possivelmente haverá sempre alguém com a opinião de que outra decisão deveria ter sido tomada. Ouvir as pessoas como o próprio líder quer ser ouvido é importante, mas decidir pelo que ele próprio acredita ser o certo é o melhor caminho. O objetivo do líder é colher resultados e não popularidade.

Na posição de líder, haverá sempre mais coisas demandando sua atenção do que o tempo e a energia que o líder dispõe. Por isso é imprescindível priorizar, fazendo o que somente o líder pode fazer, delegando o restante para a equipe fazer. É daí que virão as oportunidades das pessoas se desenvolverem. Cabe ao líder gerar novos líderes!

Compartilhe essa postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

Agende uma Reunião Estratégica Conosco