Como estruturar corretamente a Jornada do colaborador dentro da sua empresa.

A jornada do colaborador engloba todas as etapas e interações que o colaborador vivencia na organização, desde o momento em que é contratado até quando é desligado, sendo fundamental para um alinhamento de expectativas entre empresa e colaborador.

Separamos as etapas a seguir, essenciais ao desenvolvimento da jornada dos colaboradores na sua empresa

1. Atração

A fase inicial da jornada do colaborador concentra-se na atração de talentos, a empresa procura despertar o interesse dos profissionais, o que está diretamente ligado à percepção da marca empregadora

Adotar estratégias como:

  • Comunicar os valores, missão e visão da empresa;
  • Oferecer planos de carreira;
  • Destacar pontos fortes da empresa;
  • Apresentar os benefícios oferecidos.

2. Recrutamento e seleção

Já o foco da segunda etapa é recrutar e selecionar os profissionais com interesse em trabalhar na empresa.

3. Admissão

Uma vez que um talento é selecionado, chega o momento de formalizar a  contratação,  ingressando na fase de admissão.

4. Onboarding

Já o onboarding, ou embarque, marca o início da jornada do colaborador em uma nova cultura e ambiente corporativo. Esta etapa abrange ações que visam integrar o novo profissional à equipe.

5. Engajamento

Construir uma cultura de engajamento requer tempo e esforço. Confira algumas técnicas para adotá-la em sua empresa:

  • Pesquisas de engajamento;
  • Reconhecimento do esforço dos colaboradores;
  • Investimento em feedbacks;
  • Cuidado com a saúde mental e física dos funcionários.

6. Treinamento

A empresa ministra cursos, palestras e workshops que aprimorem as habilidades

7. Promoção

Uma vez que os colaboradores estejam engajados, demonstram competência e alcançam resultados notáveis, é chegada a hora de reconhecer seu talento com novas responsabilidades e promoções.

8. Offboarding

Por fim, a última etapa da jornada do colaborador, o desligamento, ocorre tanto por iniciativa da empresa, quanto por decisão do próprio funcionário ao solicitar sua saída.

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Nívea Alexandrino

Professional Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Farmacêutica e Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade.

Atuou durante 25 anos em grandes empresas na área de qualidade assegurada. Foi Diretora de qualidade, consultora e auditora em sistemas de gestão, área onde conquistou resultados expressivos nos projetos que desenvolveu.

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