A jornada do colaborador engloba todas as etapas e interações que o colaborador vivencia na organização, desde o momento em que é contratado até quando é desligado, sendo fundamental para um alinhamento de expectativas entre empresa e colaborador.
Separamos as etapas a seguir, essenciais ao desenvolvimento da jornada dos colaboradores na sua empresa
1. Atração
A fase inicial da jornada do colaborador concentra-se na atração de talentos, a empresa procura despertar o interesse dos profissionais, o que está diretamente ligado à percepção da marca empregadora
Adotar estratégias como:
- Comunicar os valores, missão e visão da empresa;
- Oferecer planos de carreira;
- Destacar pontos fortes da empresa;
- Apresentar os benefícios oferecidos.
2. Recrutamento e seleção
Já o foco da segunda etapa é recrutar e selecionar os profissionais com interesse em trabalhar na empresa.
3. Admissão
Uma vez que um talento é selecionado, chega o momento de formalizar a contratação, ingressando na fase de admissão.
4. Onboarding
Já o onboarding, ou embarque, marca o início da jornada do colaborador em uma nova cultura e ambiente corporativo. Esta etapa abrange ações que visam integrar o novo profissional à equipe.
5. Engajamento
Construir uma cultura de engajamento requer tempo e esforço. Confira algumas técnicas para adotá-la em sua empresa:
- Pesquisas de engajamento;
- Reconhecimento do esforço dos colaboradores;
- Investimento em feedbacks;
- Cuidado com a saúde mental e física dos funcionários.
6. Treinamento
A empresa ministra cursos, palestras e workshops que aprimorem as habilidades
7. Promoção
Uma vez que os colaboradores estejam engajados, demonstram competência e alcançam resultados notáveis, é chegada a hora de reconhecer seu talento com novas responsabilidades e promoções.
8. Offboarding
Por fim, a última etapa da jornada do colaborador, o desligamento, ocorre tanto por iniciativa da empresa, quanto por decisão do próprio funcionário ao solicitar sua saída.