Você tem uma pequena empresa, trabalha duro há vários anos para manter o negócio rodando, está sempre pensando nos problemas do dia a dia, nas dificuldades de conseguir que as pessoas sejam mais autônomas e não dependam tanto de você, em como trazer mais clientes e crescer seu negócio!
Você não está sozinho, e compartilha esses desafios com um número gigantesco de empreendedores, nos mais diversos segmentos e localidades.
E quantas vezes você já parou pra pensar em quanto vale seu negócio? Se um dia surgir uma oportunidade ou até mesmo a necessidade de vende-lo, que preço você entende que seria justo pagarem por ele?
Pois é, são muitos os aspectos que podem fazer seu negócio valer mais ou valer menos: a marca, a carteira de clientes, passivos tributários ou trabalhistas, a capacidade de gerar receita futura, de resistir às mudanças do consumidor, às inovações de produto ou de serviço, entre tantos outros.
E uma das principais atividades que podem deixar seu negócio valorizado é uma boa gestão financeira. Que possibilite monitorar a capacidade constante de gerar caixa, de dar lucro e de remunerar bem seu capital investido. Em nossa jornada ajudando nossos clientes em seu processo de crescimento nos deparamos muito com donos de empresa que não tem clareza quanto aos seus números, que não monitoram objetivos, metas e indicadores, que seguem operando sem estratégias claras.
Se você se preocupa com o valor do seu negócio, sabe a importância de trabalhar com clareza, estratégia e metas. E sabe que não é mergulhado na operação diariamente que vai conseguir definir sua estratégia!
“Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo.” (Fonte: Fonte: Ensinamento de Miyamoto Musashi – Espadachim e Samurai Japonês, “O Livro dos Cinco Anéis”)