O que é gestão de projetos?
Gestão de projetos é a união de várias práticas e técnicas onde há o planejamento, a execução, o monitoramento dos planos e planejamentos que vão acontecer dentro de uma empresa.
É nesse momento que várias questões em comum acontecem, como:
- Criação e detalhamento de todo o escopo;
- Regulamentação dos recursos humanos, dos materiais, estoque e financeiro;
- Criação de um cronograma;
- Registro de todos os custos do negócio;
- Monitoramento e acompanhamento de problemas relacionados ao projeto.
Tudo isso tem como principal intenção com que um resultado único e com saldo positivo seja entregue ao cliente final que consome o seu produto ou serviço.
Assim, as decisões relacionadas também são tomadas com estratégias, técnicas efetivas e pessoas preparadas para os passos instaurados no projeto.
5 indicadores que indicam a importância da gestão de projetos para uma empresa
Existem 5 indicadores que mostram qual é a real importância da gestão de projetos dentro de uma companhia. Quer saber quais são eles?
Confira abaixo e comece a acompanhar mais sobre cada um deles dentro de seu negócio.
1. Índice de qualidade das entregas
Que tal começar a avaliar qual é a qualidade de entrega que o produto ou serviço em questão está sendo enviado ao comprador?
Você pode realizar esse acompanhamento por meio de uma pesquisa designada aos consumidores, por uma avaliação interna dos produtos, além de analisar o tempo de envio e de contato com o cliente final.
Tudo isso será essencial para manter o padrão dos itens e assim, evitar problemas de devolução ou reclamação dos clientes.
2. Índice de produtividade
Como está o índice de produtividade dos seus colaboradores?
É esse cálculo que te mostra mais sobre a qualidade de produção dos seus trabalhadores, qual a criatividade para novas ideias e também o engajamento do seu time.
Para compreender com precisão a quantidade de produção dos itens disponibilizados pela sua empresa, é preciso registrar a média gerada dentro de certo período, comparando-a com os que estão por vir.
3. Engajamento da equipe
O quanto a sua equipe está realmente interessada em entregar resultados e melhorias para o seu negócio?
Você deve estar atento em como há realmente o interesse por parte dos trabalhadores de entregar os resultados e novas possibilidades em sua companhia.
Para isso, vale a pena observar:
- Número dos indicadores avaliados;
- Clima organizacional;
- Satisfação dos envolvidos com os projetos aplicados;
- Integração da equipe com as metas e objetivos criados.
Tudo isso te ajudará a compreender mais sobre o que está acontecendo dentro do setor em questão, assim como avaliar o que os trabalhadores estão sentindo em sua companhia.
4. Satisfação dos clientes
Você tem verificado como está a satisfação dos seus clientes em relação ao produto ou serviço obtido?
Por isso, faça pesquisas pós compra, entre em contato para saber a opinião diante do que foi adquirido, envie um formulário de sugestão do que pode melhorar e esteja sempre à disposição.
5. Faturamento
Por fim, porém, nem um pouco menos importante, o faturamento demonstra muito sobre se os projetos que estão em andamento são positivos, estão em decadência ou em uma constante.
Assim, observe de forma atenta os resultados de sua empresa, saiba entender o faturamento de sua companhia e mudar a rota quando for preciso alcançar resultados diferenciados.
Quem faz a gestão de projetos da empresa?
A pessoa que faz a gestão de projetos dentro da empresa pode ser tanto o próprio comandante, o líder de cada setor ou uma pessoa específica dentro do time, fiscalizando e acompanhando os resultados.
É importante que sempre seja o mesmo indivíduo que fará essa vistoria, observando com cuidado o que precisa ser modificado ou continuado diante dos processos.
Como fazer gestão de projetos da empresa?
Quer saber como realizar a gestão de projetos dentro de sua empresa de forma correta e sem demais problemas?
Definir metas e objetivos
Para que você comece uma nova ação dentro de sua empresa, é importante saber definir metas e objetivos precisos para que sua equipe tenha o que acompanhar e seguir diante dos desafios do dia a dia.
Mas, para isso, é preciso saber aplicar as metas condizentes com o seu negócio e que possam ser alcançadas, da mesma forma que precisam ser desafiadoras!
Definir cronograma de tarefas
Agora que você já possui as metas que serão traçadas, é o momento de definir um cronograma de tarefas que precisam ser executadas, levando assim ao resultado final esperado.
Tudo isso ajudará com que os colaboradores saibam o que fazer sem demais problemas, possam ser autogerenciáveis dentro da companhia e visualizar melhorias ou implementações nos processos.
Delegar tarefas respeitando a estrutura organizacional
Além dos pontos citados anteriormente, é essencial que as tarefas que sejam delegadas respeitem a estrutura aplicada dentro do negócio.
Assim, tenha um organograma bem definido para que possa especificar até onde o indivíduo pode chegar, quando estará interferindo na tarefa do colega e quais são suas as atividades específicas.
Acompanhar indicadores
Como já citado anteriormente, é preciso que sua empresa saiba quais são os indicadores que serão acompanhados com o passar do tempo.
Assim, deve-se determinar quem será a pessoa que fará essa fiscalização e vistoria de tempos em tempos, mudando a rota quando necessário, passando feedback para os envolvidos e mantendo o caminho sempre em ordem.
Fazer alinhamentos estratégicos
Assim como os pontos abordados anteriormente, é preciso realizar os alinhamentos estratégicos condizentes com todo o time e pessoas envolvidas nos processos da companhia.
Além disso, isso também demonstra a importância e o valor que a empresa dá aos funcionários em questão, engajando cada vez mais os envolvidos e também suas equipes.
Otimizar os processos
Com o passar do tempo e da convivência com os processos instaurados no negócio, é natural que os colaboradores e os times comecem a avaliar e modificar os processos existentes.
Tudo isso ajudará com que sua empresa sempre vá em frente com novas aplicações, novas regras e aplicando reinvenções em vários setores, ações do dia a dia e até mesmo no produto vendido.
Analisar resultados
Assim como você está fazendo o acompanhamento dos indicadores citados anteriormente, é preciso verificar os resultados que estão sendo angariados.
Estão sendo positivos? Negativos? Dá para melhorar? Tudo isso precisa estar na visão do responsável pelos números, orientando e modificando quando preciso o que a companhia está executando.
Fazer o encerramento
A meta foi alcançada e finalizada por parte de toda a equipe? É preciso que o encerramento também seja feito!
Assim, você deve chamar todos os envolvidos nos resultados, ressaltando o devido prestígio, além de realizar as corretas homenagens e bonificações quando preciso.
Sua equipe deve se sentir valorizada quando as metas são atingidas diante de tanto esforço, portanto, não hesite em rasgar elogios e demonstrar o quanto a companhia é grata pelo empenho aplicado!