Um dos grandes desafios que tenham ouvido quando converso com líderes, é a falta da visão sistêmica dentro das organizações e como aprender a desenvolver essa capacidade, de modo que ela se torne algo natural em suas ações.
De maneira simples e clara, ter uma visão sistêmica nada mais é que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõe.
Isso acontece porque estamos olhando apenas para o nosso departamento, nosso conhecimento se restringe a nossa área de atuação, não enxergamos o quanto nossas ações podem afetar o todo.
E isso leva as pessoas a tomarem decisões sem entender o efeito delas sobre os demais e sobre o negócio, resultando muitas vezes em perdas, retrabalhos e improdutividade.
Mas essa forma plural de enxergar as coisas não é primordial somente para as lideranças. É importante que seja estimulada e trabalhada entre todos os colaboradores, não importa qual seja o seu cargo.
As lideranças entendem que contar com colaboradores assim pode significar um salto de qualidade nos resultados alcançados pelo negócio.
Mas você líder não tem culpa disso, pois ninguém consegue ser o olho que tudo vê. E não há nada de errado nisso.
Quero lhe dizer que tem um passo a passo para desenvolver essa competência, deixo aqui algumas dicas…
– Conheça o seu negócio
– Saiba como funciona cada setor – Entenda os objetivos da empresa